Segundo dados da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, em 2023, foram coletados mais de 553 milhões de litros de OLUC - Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado no Brasil. Para se ter uma ideia, um único litro de OLUC é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Em termos comparativos, o volume coletado em 2023, se não tivesse o destino correto, teria a capacidade de contaminar 55 mil vezes o volume de água presente na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, com estimados 10 bilhões de litros. Um case de sustentabilidade no Brasil, a logística reversa do OLUC impede a degradação do meio ambiente, com um potencial poluidor desta magnitude, todos os anos.
O OLUC é o resíduo preto que sai dos motores após a troca do óleo e é um vilão ambiental classificado como altamente contaminante. Ele está presente em motores de automóveis e equipamentos industriais, e deve ser destinado de forma adequada, sendo considerado altamente perigoso à saúde e ao meio ambiente, caso seja descartado de forma irregular.
“Imaginar a contaminação de 55 mil Lagoas da Pampulha faz refletir em como ações ambientais efetivas são parte da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas que nos afetam. Apesar de termos uma legislação consistente é preciso aumentar a conscientização da população”, afirma Aylla Kipper, presidente da Ambioluc, entidade que representa a logística reversa do setor de rerrefino de óleo lubrificante usado no país e head de relações institucionais e sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais.
Devido ao impacto ambiental significativo, a legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino e proíbe o uso do resíduo como combustível ou para quaisquer outros fins.
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025